2 de outubro de 2007

DIRETO DE BRASÍLIA: Venezuela volta à pauta da CREDN dia 24


O protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul (Mensagem 82/07, do Poder Executivo) deve ser votado pela CREDN (Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional)apenas no dia 24 de outubro. A matéria estava na pauta da comissão na semana passada, mas um acordo de lideranças adiou a votação.


O adiamento ocorreu basicamente por dois motivos: pendências ainda por resolver na negociação de tarifas e acordos comerciais, e o novo ataque do presidente venezuelano (Hugo Chávez) ao Congresso brasileiro, no último dia 20.


A entrada da Venezuela é fundamental para o crescimento econômico do Mercosul, segundo o deputado Dr. Rosinha PT/PR(relator da matéria). Por essa razão ele acredita que deputados e empresários não se deixarão influenciar pelo perfil de Chávez quando analisarem o ingresso do país no bloco.


Assinado em Caracas julho do ano passado, o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul será transformado em projeto de decreto legislativo, após sua votação na CREDN, e então analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo plenário da Câmara. Se aprovado, segue para o Senado.


(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: