O presidente norte-americano George W. Bush nomeou Thomas A. Shannon como novo responsável de assuntos Latino-Americanos do Departamento de Estado em substituição a Roger Noriega.
A razão da mudança se dá principalmente ao interesse da Casa Branca de mudar o tom dos discursos com a América Latina e não necessariamente as diretrizes. Roger Noriega era considerado direcionado demais para Cuba e com um temperamento muito forte quando tratava dos assuntos referentes a Venezuela de Chávez. Seu ponto alto no cargo foi a articulação da escolha de Luís Alberto Moreno, colombiano, na presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Moreno é amigo pessoal de Bush há muitos anos.
Thomas A. Shannon possui um perfil diferente de Noriega. É tido como um homem bem mais discreto, porém não menos energético. Casado com uma guatemalteca, serviu em postos na Venezuela, Guatemala e Brasil além da Organização dos Estados Americanos. É esperado que Cuba saia um pouco de cena com Shannon no cargo e que diálogos com o Brasil, México e Argentina sejam mais freqüentes. Foi especialmente recomendado a Shannon por Bush que haja menos palavras e posturas mais energéticas em relação a Venezuela.
Apesar da mudança de estilo o governo Bush continuará tendo a América Latina fora de seu quadro de prioridades, salvo a Colômbia, na luta contra as FARC e a Venezuela do excêntrico Hugo Chávez.
13 de setembro de 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário