15 de fevereiro de 2007

COLÔMBIA: A IDÉIA DA RE-REELEIÇÃO TAMBÉM AFETA URIBE


A idéia que começa a rondar o Brasil, sobre a possibilidade de re-reeleição do presidente Lula, chegou ao solo colombiano.


Começa a circular, principalmente dentro do Congresso colombiano, a idéia de que Álvaro Uribe poderia tentar um terceiro mandato consecutivo. Os principais formadores de opinião do país abominaram a idéia. Oficialmente, o tema foi lançado pelo mega-empresário colombiano Julio Mario Santodomingo, que afirmou que o governo vem tendo tantos êxitos, que um terceiro mandato seria interessante. A crítica gira em torno dos possíveis prejuízos que a estabilidade constitucional sofreria.


Uribe ainda não se pronunciou sobre o assunto. No entanto, ele está adotando o mesmo comportamento de quando começou a cogitar a possibilidade de reeleição. Enquanto o rumor corria, Uribe esperou esse rumor se tornar um clamor público. Pode ser que a postura desta vez seja a mesma, até porque a possibilidade de um terceiro mandato é bem mais polêmica e Uribe se vê no meio de muitas batalhas políticas no momento. Falar a favor ou contra um terceiro mandato o prejudicaria de qualquer forma. Caso diga que é a favor, a oposição o acusaria de querer se perpetuar no poder. Caso afirme que é contra, o gesto pode ser tomado como um teste de receptividade pública sobre o tema. O silêncio, nesses casos é sempre a melhor escolha.


È importante ressaltar que o que possibilitou que Uribe conseguisse aprovar no Congresso o projeto de reeleição, foi a forte equipe de articulação que havia por trás. Esta equipe é composta por vários políticos que ofereceram todo o suporte em troca de disputar a vaga deixada por Uribe em 2010. Acredito que não haveria esse mesmo comprometimento de aliados para auxiliar Uribe a conseguir mais um mandato.


A fase de rumores está só começando. Pode não render em nada, mas foi exatamente assim que a reeleição foi introduzida lá na Colômbia e aqui no Brasil também.

Nenhum comentário: