
Desde que os democratas assumiram o controle do Congresso norte-americano, os TLCs (Tratados de Livre Comércio) pretendidos pelo governo George W. Bush estão ameaçados. Na última quinta-feira, o jornal Washington Post pediu aos democratas que aceitem a proposta do governo Bush e aprove os acordos. Semana passada, os democratas exigiram a inclusão de padrões trabalhistas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) aos acordos com Colômbia, Panamá, Peru e Coréia do Sul.
Também foram exigidos adequações aos padrões ambientais fixados pelos convênios multilaterais. De acordo com o Washington Post, caso os democratas não aprovem as medidas, estará pondo em risco o futuro comercial e econômico dos EUA, além da estabilidade de aliados chaves, como a Colômbia e o Peru.
Além disso, como o governo republicano cedeu em alguns itens trabalhistas, o jornal acredita que seria uma boa oportunidade para os democratas conseguirem o que sempre buscaram, ou seja, a adequação dos países com os quais firmam acordos aos padrões internacionais e não às suas legislações internas.
Essa tentativa do Washington Post de criar uma agenda política no país, ou seja, fazer a opinião pública pressionar os democratas a aprovarem o TLC, poderá trazer efeitos positivos para os países latino-americanos que estão negociando o tratado com os EUA (Colômbia, Panamá e Peru).
(Equipe Arko América Latina- americalatina@arkoadvice.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário