
Conrado Hughes, o ex-diretor da Agência de Planejamento e Orçamento do governo Luis A. Lacalle, afirmou que "o país possui bons níveis de investimento, porém é necessário manter um clima favorável como, por exemplo, o respeito à propriedade privada".
Ele enfatizou que com a chegada de Tabaré Vázquez ao poder, o país completou a alternância democrática, ou seja, todos os partidos tradicionais chegaram ao poder.
Porém, Hughes disse que um episódio foi fundamental para que a esquerda chegasse ao poder com Vázquez: "a viajem de Danilo Astori ao FMI (Fundo Monetário Internacional)". Com essa visita foi passada uma mensagem ao mercado, ou seja, "estava dizendo que o país é serio".
Na entrevista concedida ao jornal Ultima Hora, Hughes disse que Vázquez rejeitou o modelo de Chávez, Fidel e Kirchner, optando pelo modelo seguido pelo presidente Lula (Brasil).
Lembrou que, atualmente, o equilíbrio fiscal é uma bandeira moderna, que Tabaré resolveu seguir. Com uma ortodoxia fiscal, há um bom nível da atividade privada no país e uma abertura econômica.
(Equipe Arko América Latina- americalatina@arkoadvice.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário