27 de setembro de 2007

MERCOSUL: Encontro com UE deve ocorrer até fim do ano

Portugal, que exerce a presidência temporária da UE (União Européia), anunciou que pretende promover uma reunião entre o bloco europeu e o Mercosul até o fim deste ano.

O foco da reunião, que será considerada de “alto nível” devido aos participantes (provavelmente os presidentes ou chanceleres de cada país), será o de acelerar o processo de associação para o livre comércio. O secretário de Estado português para Assuntos Europeus deixou claro que “tudo será feito para que a reunião ocorra ainda este ano”, embora reconheça que será difícil em razão da agenda da UE e do bloco sul-americano.

O interesse em realizar esse encontro o mais rápido possível deve-se, principalmente, às movimentações políticas dos EUA em relação aos tratados de livre comércio na América do Sul. Novos parceiros na América Latina serão discutidos, tão logo sejam aprovados pelo Congresso dos EUA os tratados com o Panamá, Colômbia e Peru. Em virtude disso, a UE não deseja “perder terreno” comercial no continente. Entre as estratégias de aproximação, a reunião de cúpula entre os dois blocos é, definitivamente, um dos pontos mais importantes.

(Arko América Latina – americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: