18 de outubro de 2007

Aprovada agenda da 5ª Conferência de Chefes de Estado da ALC e UE

Reuniram-se em Lisboa, entre os dias 9 e 10 de outubro, os Altos Funcionários da América Latina e do Caribe e da União Eurpéia, com o objetivo de aprovar a agenda da 5ª Conferência de Chefes de Estado da ALC-UE e, assim, acordar as decisões para avançar no seu processo de preparação. O evento será realizado em Lima (Peru) no dia 16 de maio do próximo ano. As informações foram divulgadas pelo jornal peruano "El Comercio".

A agenda estabelece que os 60 Chefes de Estado que comparecerem ao encontro em Lima concentrarão suas deliberações do próximo ano em torno dos temas: 1) Pobreza, desigualdade e inclusão; e 2) Desenvolvimento sustentável - meio ambiente, mudança climática, energia.

O acordo adotado marca a rota temática que seguirão os trabalhos preparatórios, da próxima conferência, nas três reuniões preparatórias que ainda se encontram pendentes e que ocorrerão em 2008, em Bruxelas e Lima.

Ao mesmo tempo, consolida a intenção de ambas as regiões de que as decisões emanadas da próxima reunião de mandatários se traduzam em medidas operacionais e ações concretas, de modo que tenham um impacto positivo sobre situações que preocupam aos atores sociais, os governos, os mecanismos regionais de integração e os foros globais.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: