22 de outubro de 2007

ARGENTINA: Propaganda de Cristina ataca FMI

A candidata a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, atacou o FMI (Fundo Monetário Internacional) ontem, durante seu programa eleitoral. De acordo com a agência Reuters, o comercial de TV mostrou crianças respondendo errado quando eram questionadas a dizer o que era o organismo internacional.

No final da propaganda, um narrador afirmava: “graças a nós, nossas crianças não fazem idéia do que seja o FMI”.

Com o argumento de libertar a Argentina da influência do fundo em sua política econômica, o presidente Néstor Kirchner (Argentina) pagou, antecipadamente, a dívida de US$ 9,5 bilhões que o governo tinha com o fundo.

O atual presidente acredita que as políticas ditadas pelo FMI foram responsáveis pela crise econômica que atingiu o país em 2001 e 2002. A estratégia da campanha de Cristina é reforçar suas críticas ao FMI, que é muito impopular no país devido à eficiente campanha negativa feita por segmentos mais à esquerda.

O discurso da candidata à presidência tem como objetivo dialogar com os segmentos mais à esquerda do Partido Justicialista, pois algumas de suas prioridades têm sido as viagens ao exterior e as reuniões com o empresariado para ser mais simpática junto a esses segmentos.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: