22 de outubro de 2007

MERCOSUL: EUA pretendem acordo comercial com bloco

O governo dos EUA pretende apresentar em breve, segundo informações divulgadas ontem pela agência Globo, uma proposta de acordo de livre comércio aos quatro países integrantes do Mercosul. O bloco, até o momento, resiste em firmar com os norte-americanos um documento com esse objeto. Seria a retomada da antiga idéia chamada de "quatro mais um": EUA mais Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Atualmente, a expectativa do governo é encontrar coincidências de interesses em áreas nas quais todos se sintam confortáveis para discutir, haja vista a impossibilidade em se conseguir um acordo amplo.

Um alto funcionário do governo, ao revelar a iniciativa da Casa Branca, reforçou esse entendimento e afirmou que "está mais do que claro que não dá para fechar acordos bilaterais diretamente com cada um dos quatro países. Tampouco é possível ressuscitar a tentativa de se criar a Alca (Área de Livre Comércio das Américas). No entanto, acreditamos ser possível encontrar campos que possam trazer benefícios comuns a todos nós".

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: