19 de outubro de 2007

CUBA: País vai às urnas em eleição de um só partido

No próximo domingo haverá a primeira eleição em Cuba desde o afastamento de Fidel Castro. No entanto, os eleitores poderão votar apenas nos candidatos do PCC (Partido Comunista Cubano), pois o sistema cubano é de partido único. Também não haverá comícios nem propaganda eleitoral.

Esse processo eleitoral culminará com a escolha da nova Assembléia Nacional, no mês de março. Mesmo que o parlamento tenha apenas a função de referendar as decisões do regime castrista, no futuro ele pode se tornar um local para o debate sobre o futuro de Cuba. Isso deve ocorrer porque a tendência é que o líder Fidel Castro não retorne mais ao poder devido ao seu precário estado de saúde.

De acordo com a agência Reuters, o presidente interino Raúl Castro tem convocado os jovens cubanos a candidatarem-se nas eleições para “injetar sangue novo na política”. O regime percebe que seus quadros estão ficando envelhecidos e, por isso, o ingresso de jovens para dentro da estrutura do Estado seria uma forma de oxigenar o poder.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: