17 de outubro de 2007

DIRETO DE BRASÍLIA: Empresários são a favor da entrada da Venezuela no Mercosul

Em reunião realizada nesta terça-feira com o presidente brasileiro da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, Representantes da Câmara Venezuelana-Brasileira de Comércio discutiram a entrada da Venezuela no Mercosul. O presidente do grupo, José Francisco Marcondes Neto, ressaltou que a adesão da Venezuela ao bloco reduzirá uma série de barreiras alfandegárias e facilitará pagamentos e negociações entre os dois países, incentivando o comércio. As informações foram divulgadas pela agência Câmara.

O Amazonas é o estado com maior relação comercial com a Venezuela, seguido por Bahia, Pará e Roraima, informou o empresário. O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que participou da reunião, afirmou que o Mercosul só tem eficácia para as regiões Norte e Nordeste se a Venezuela for integrada ao bloco.

Aldo disse ainda que as críticas feitas ao Parlamento brasileiro pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, geraram suscetibilidades. Entretanto, já existem condições políticas de votar o protocolo de adesão da Venezuela (Mensagem 82/07, do Poder Executivo), segundo ele. Esse é um interesse dos dois povos, que se sobrepõe aos governos, salientou.

Já o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), relator da mensagem na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, disse que menos de 1% dos empresários se opõem à entrada da Venezuela no Mercosul. Ele lembrou que a votação da adesão foi marcada para o dia 24, de modo que o PSDB obtivesse mais informações técnicas sobre o cronograma de aceitação da Venezuela aos tratados já assinados pelo Mercosul. O PSDB está fazendo reuniões com o Itamaraty para tratar do assunto, de acordo com Rosinha. Na sua avaliação, após essas reuniões, não deverá haver problemas para integrar a Venezuela ao bloco.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: