29 de outubro de 2007

DIRETO DE BRASÍLIA: Entendimentos divergentes sobre Venezuela no Mercosul

No momento da discussão do parecer do relator deputado Dr. Rosinha (PT-PR) à Mensagem 82/07, do Executivo, que ratifica o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, o governo e a oposição divergiram sobre a entrada do país ao bloco. Durante a reunião da CREDN (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) na qual era tratada a matéria, o principal argumento da oposição foi o de que muitos pontos do acordo ainda estavam sem solução e era preciso mais tempo para discutir o assunto.

Já entre os deputados da base aliada, o argumento foi o de que o adiamento da ratificação do acordo prejudicaria todo o esforço da diplomacia brasileira para consolidação e ampliação do Mercosul. O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), por exemplo, argumentou que, no caso do acordo inicial para a criação do Mercosul, muitos ajustes técnicos foram feitos posteriormente.

Com 15 votos a favor e uma abstenção, o parecer do relator foi aprovado na reunião ordinária da CREDN desta quarta-feira (24). O PSDB e o DEM entraram em obstrução e, conseqüentemente, os parlamentares dessas legendas não votaram, apesar de estarem presentes à reunião.

A matéria ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário da Câmara. A CREDN deliberou durante cinco horas e meia de debates.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: