29 de outubro de 2007

URUGUAI: Embaixador uruguaio e governadora do RS conversam sobre integração

O embaixador uruguaio no Brasil, Pedro Humberto Vaz Ramela, e a governadora do RS (Rio Grande do Sul), Yeda Crusius, conversaram nesta semana sobre os desafios ao fortalecimento da integração entre RS e Uruguai, a importância da logística para isso e a busca de soluções a problemas comuns. As informações foram divulgadas pela agência Safras e fornecidas pela assessoria de comunicação do governo do RS.

A governadora afirmou que os investimentos que vêm sendo feitos nos setores naval, de florestamento e de fruticultura, do lado gaúcho, tendem a fazer uma revolução na região de fronteira, o que aumenta os interesses de aproximação entre o Estado e o Uruguai.

O reflorestamento é considerado como um dos aspectos relevantes para a definição de políticas comuns mencionados por Yeda. A liberação de atividades do setor em terras localizadas na faixa de divisa do Brasil com o Uruguai e a Argentina, já foi, inclusive, pleiteada pelo governo do Estado ao governo federal. A governadora, por sua vez, entregou pessoalemente ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, um ofício com o objetivo de reforçar a solicitação, na ocasião da Interiorização do Governo do Estado em Alegrete, dia 28 de setembro.

No entendimento de Crusius, existem impedimentos que podem ser resolvidos para que as regiões de fronteira se desenvolvam a partir do reflorestamento.

Já o embaixador uruguaio, que esteve acompanhado na visita à governadora do cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Ernesto Scheiner Correa, enfatizou que o seu país tem o Rio Grande do Sul como importante parceiro comercial.

Na avaliação de Ramela, "a infra-estrutura e a logística são fundamentais para se desenvolver o intercâmbio. No caso do Uruguai, também estamos investindo, tanto por parte do governo como do setor privado, em portos, rodovias e ferrovias. Isso vai trazer mais oportunidades comerciais não só ao Uruguai, mas a toda a região".

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: