22 de outubro de 2007

VENEZUELA: Queda do desemprego favorece discurso chavista

No mês de setembro, a taxa de desemprego na Venezuela registrou uma queda de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). Em setembro de 2007, esse índice ficou em 8,3%, contra 9,5% registrados em 2006.

A taxa de ocupação, por sua vez, apresentou um aumento de 91,7%, representando uma incorporação de 313.806 trabalhadores do mercado de trabalho. Como conseqüência, 55,5% dos trabalhadores entraram no mercado formal da economia, representando um aumento de 0,7% em relação ao mês de setembro em 2006, quando esse índice foi de 54,8%.

A diminuição do desemprego está relacionada ao crescimento econômico que a Venezuela vem registrando. Isso se deve ao aumento de recursos que entram no país vindos da exportação de petróleo. Dados como esses são importantes para o presidente Hugo Chávez, pois ele consegue unidade de sua base social de apoio (classes populares - principal beneficiada da maior geração de empregos) para avançar em seu projeto político.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: