22 de outubro de 2007

Lula tenta mudar agenda da política externa brasileira

Durante passagem por Angola, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, convidou o país (assim fizera anteriormente com a África) a participar da “revolução dos biocombustíveis”.

De acordo com a BBC Brasil, no discurso de abertura da reunião bilateral entre Brasil e Angola, Lula fez a seguinte declaração: “Angola é uma potência petrolífera. O Brasil é auto-sufuciente na produção de petróleo. Não obstante, podemos, juntos, participar de uma revolução energética, a dos biocombustíveis”.

Ao defender o combustível alternativo, ele afirmou que sua produção gerou 6 milhões de postos de trabalho e tem capacidade de gerar renda, colaborando para evitar o êxodo rural e o inchaço urbano.

Assim como na conjuntura interna, a política externa brasileira está passando por uma mudança de agenda, ou seja, o presidente tenta reformar seu próprio governo. Enquanto internamente busca a transição do Bolsa-Família para o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), externamente troca a bandeira do combate à fome pelo biocombustível.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: