5 de fevereiro de 2007

PERU: As vitórias e derrotas de Alan Garcia


O governo do presidente Alan Garcia não vem tendo o sucesso que o presidente almejava. Para alcançar o apoio popular que tem investido em dois polos de apoio e adotado medidas que tem gerado avaliações positivas e, mas, também, comportamentos negativos.

Algumas medidas que geram apoio popular:

1. Alan Garcia sugeriu, publicamente, que terroristas, quando condenados, possam receber pena de morte.
O presidente sabe que uma lei que autorize à condenação à morte para terroristas dificilmente seria aprovada no Congresso. A declaração visava obter apoio popular, já que seu comentário foi bem recebido pela população.

2. Alan Garcia confrontou a União dos Professores, um poderoso sindicato de extrema esquerda. Com isso, conseguiu eliminar a colaboração obrigatória que era deduzida no imposto de renda e destinada à União. Agora, as colaborações serão feitas voluntariamente.
A forma como a o sindicato União dos Professores abordou o problema gerou antipatia pública. Sua agressividade não foi bem recebida pela imprensa e nem por outros setores da sociedade civil. O presidente conquistou uma importante vitória política ao confrontar os professores.

Algumas medidas que prejudicam sua imagem pública:

1. A criminalidade vem aumentando consideravelmente desde que assumiu o governo. A falta de políticas claras para a segurança pública vem sendo amplamente criticada pela imprensa e pela sociedade civil.

2. A forma como Garcia vem tratando as negociações do Tratado de Livre Comércio com os EUA, também tem recebido críticas dos setores industriais e empresariais do país. As federações de indústrias e comércio acreditam que o governo não está se dedicando suficientemente para garantir uma conclusão rápida e segura do acordo.

Nenhum comentário: