5 de fevereiro de 2007

Fechar o Congresso pode ser a alternativa para Alan Garcia


O presidente peruano, Alan Garcia, pode tomar uma decisão drástica para resolver o problema da falta de apoio no Congresso.

Seguidamente, o governo vem enfrentando dificuldades em aprovar projetos enviados pelo executivo no Congresso Nacional. A maioria opositora não aceita dialogar com o presidente, nem com os deputados do Partido Aprista Peruano.

Buscando aprovar uma Reforma Trabalhista considerada importante para o desempenho do governo, Garcia ameaça fechar o Congresso, caso o "boicote" continue ocorrendo.

Segundo algumas fontes do Partido Aprista, a ação é autorizada pela lei. O presidente fecharia o Congresso e convocaria novas eleições legislativas. A possibilidade ainda é remota, mas rumores circulam em Lima de que o presidente tentará aprovar alguns projetos considerados essenciais até o meio do ano.

A falta de colaboração do Congresso poderá resultar em uma mudança ministerial para Garcia acomodar políticos de oposição e, assim, obter apoio no Legislativo. Essa deverá ser sua última ação tática, caso não dê resultados poderá fechar o Parlamento.

Nenhum comentário: