
De acordo com a imprensa venezuelana o diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Rodrigo Rato, não quis emitir uma opinião à respeito do Banco do Sul. No entanto, Rato afirmou que “espera conhecer mais detalhes a respeito dessa iniciativa”. Mesmo assim ele disse acreditar tratar-se de “um banco regional para trair investimentos, principalmente, em infra-estrutura”.
O Banco do Sul é um projeto financiado pelos governos da Argentina e da Venezuela. Segundo Rodrigo Cabezas, Ministro da Economia da Venezuela, o Banco do Sul virá para oferecer uma alternativa frente ao Banco Mundial mais acessível para países latino-americanos que desejam realizar projetos de infra-estrutura. Alguns analistas, sugerem que a verdadeira proposta do banco é servir de combustível para medidas populistas de líderes latino-americanos aliados ao Presidente Hugo Chávez.
(Equipe Arko América Latina- americalatina@arkoadvice.com.br)
Um comentário:
O Ministro Guido Mantega declarou esta semana que o Brasil, antes contrário à proposta do Banco do Sul, está disposto a analisar a idéia com mais cautela. No entanto, deixou claro que se o Banco não financiar projetos de desenvolvimento, o Brasil retira seu apoio.
Postar um comentário