
Não é América Latina mas vale ressaltar....
Matéria do Broadcast (Agência Estado) de hoje:
11:08 EVENTO DA ARKO ONTEM PODE TER REFORÇADO RUMOR SOBRE REUNIÃO COM BC
São Paulo, 5 - Um jantar promovido ontem à noite pela consultoria Arko Advice com um grupo numeroso de economistas de instituições financeiros pode ter contribuído para os rumores sobre uma reunião fechada do Banco Central com tesoureiros do mercado. Como o mercado financeiro está muito sensível, depois que o CMN decidiu, na semana passada, manter em 4,5% a meta de inflação para 2009, e sinalizou, após a reunião, que a meta do BC poderia ser de 4%, os rumores sobre possível encontro com o BC ontem levaram alguns profissionais a imaginar que o tema pudesse ser a meta de inflação.
Mas a Arko Advice informa que o tema do encontro não foi esse. Segundo o analista sênior da consultoria, Cristiano Noronha, um grupo de 18 economistas-chefes de instituições financeiras e alguns diretores de empresas participaram de um jantar ontem à noite, em Brasília, com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O objetivo foi discutir a conjuntura econômica e política, como a agenda de reformas e a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Noronha ressalta que é uma tradição da consultoria convidar personalidades do mundo político e econômico para discutir assuntos de interesse do mercado financeiro. "Já realizamos, por exemplo, encontros como esse de ontem à noite com a participação do Tarso Genro (ministro da Justiça), do Berzoini (ex-ministro da Previdência e do Trabalho)". Ainda segundo Noronha, o ministro Paulo Bernardo confirmou a meta de inflação de 4,5% para 2009 e disse que pelo fato de seguir um regime de bandas (a inflação pode oscilar dois pontos porcentuais para cima ou para baixo) a meta poderá ser menor.
Após os rumores desencontrados de ontem, o que se tem de certo, segundo operadores, é que o BC entrou em contato com as mesas de operação dos bancos para convidar os diretores das tesourarias para um encontro amanhã, sexta-feira, em São Paulo, para tratar da circular 3351, que define uma das três medidas prudenciais de câmbio, anunciadas no dia 8 de junho, e que entrou em vigor na última segunda-feira. Segundo profissionais, o BC teria esclarecimentos técnicos a fazer sobre a medida. A assessoria de imprensa do BC, consultada esta manhã, ainda não confirmou a realização desta reunião.
(Sueli Campo e Lucinda Pinto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário