A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), adiou para o dia 24 de outubro a votação da mensagem do Poder Executivo que submete à consideração do Congresso Nacional o texto do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Esse documento foi assinado em Caracas, em 4 de julho de 2006, pelos presidentes do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela.
O parecer do relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), é pela aprovação da mensagem. A discussão e votação da matéria estava prevista para ocorrer na última quarta-feira. No entanto, com o pedido de vista conjunta dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arnaldo Madeira (PSDB-SP), Colbert Martins (PMDB-BA) e Raul Jungmann (PPS-PE), a decisão havia ficado para ontem. A matéria será analisada em outubro, em virtude de um acordo de lideranças anunciado pelo deputado Dr. Rosinha.
Até o presente momento, Brasil e Paraguai ainda não aprovaram o ingresso da Venezuela no bloco de integração sul-americano. Já a Argentina e o Uruguai posicionaram-se favoravelmente à adesão.
(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário