17 de outubro de 2007

ARGENTINA: Hillary aprofundará a relação com país

A forte candidata a suceder, hoje, George W. Bush na Casa Branca, Hillary Rodham Clinton, buscará "aprofundar a cooperação econômica e estratégica" com a Argentina se eleita presidente em 2008, conforme indicam os prognósticos e a aposta da Casa Rosada. Hillary disse que isso fará parte de sua política de vigoroso compromisso com toda a América Latina e criticou Bush por descuidar da região. As informações foram divulgadas pelo jornal argentino "La Nación".

Como prova desse gesto de apoio à Argentina, a candidata publicou um artigo na prestigiosa revista "Foreign Affairs" para adiantar os eixos de sua política exterior caso venha a ser a primeira presidenta na história dos EUA. "Devemos apoiar às maiores democracias em desenvolvimento na região, Brasil e México, e aprofundar nossa cooperação econômica e estratégica com a Argentina e o Chile", declarou.

Compartilhou também da crítica que o presidente Néstor Kirchner e outros líderes da região fizeram a Bush e ao seu governo durante os últimos anos. Hillary afirmou que o presidente americano se descuidou dos vizinhos do Sul, bem como retrocedeu no desenvolvimento democrático e na abertura econômica da América Latina.

(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Nenhum comentário: