15 de junho de 2005

Eduardo Veltzé - Novo Presidente da Bolívia

A escolha do novo presidente da Bolívia, Eduardo Rodrigues Veltzé, livra o país de um risco de guerra civil, hipótese possível caso Hormando Vaca Diéz fosse nomeado presidente.

Rodríguez Veltzé era titular da Corte Suprema do país e terceiro na linha sucessória para ocupar o posto vago por Carlos Mesa Gisbert. De aparência tranqüila e fala mansa, Veltzé fará de tudo para promover o diálogo acerca das questões da Lei de Hidrocarbonetos e das profundas divisões sociais que assolam o país.

Além de promover o diálogo com setores da sociedade que se encontram em posição divergente, Veltzé deverá preparar o terreno para as novas eleições presidenciais que deverão ocorrer ao fim deste ano. Entre alguns dos possíveis candidatos, destacam-se Evo Morales, líder do Movimento Indígena, Jorge Quiroga, que chegou a ser presidente sucedendo Hugo Banzer e Samuel Doria Medina, um empresário bastante conhecido e popular no país.

O momento que o país atravessa é de profunda incerteza sobre seu futuro, porém de esperança renovada após uma mudança substancial que não culminou com a nomeação de Hormando Vaca Diéz, homem bastante impopular na Bolívia.

A chance de uma guerra civil, conforme sugerida por Evo Morales na semana passada já não é real, menos ainda a chance de ocorrer um golpe de Estado, já que Veltzé é um nome que não enfrentou objeções por parte do povo. Nas próximas semanas, quando Veltzé terá a oportunidade de testar sua capacidade unificadora, os prognósticos mais exatos sobre o futuro da Bolívia estarão mais claros. No momento resta aguardar

Nenhum comentário: