31 de agosto de 2005

Força de Paz Bilateral: Argentina e Chile

Os governos da Argentina e do Chile estão caminhando a passos firmes para firmar uma parceria militar inovadora no continente. A idéia conjunta de Ricardo Lagos, presidente do Chile e Nestor Kirchner, presidente da Argentina e atualmente executada pelos ministros da defesa dos dois países: José Pampuro (Argentina) e Jaime Ravinet (Chile) visa criar uma força militar binacional para operações de paz conjuntas em qualquer ponto do mundo e principalmente na América do Sul.
A idéia ainda está em fase de desenvolvimento. O que se pode afirmar é que o caráter da união militar para esse tipo de operação é permanente envolvendo ainda um freqüente e profundo intercâmbio de informações e tecnologias. A aproximadamente dois anos os avanços de parcerias militares entre os dois países se intensificou de uma forma nunca vista, já que os dois países sempre foram rivais históricos em quesitos militares.
Ainda em discussão, a idéia já provocou polêmica no continente. O governo boliviano é o mais preocupado com a possível parceria, já que a algum tempo se encontra em discussões delicadas e tensas com o governo chileno acerca da disputa pela saída ao mar que a Bolívia pleiteia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao eh nem um pouco inovadora esta medida. No entanto, tendo em vista os efeitos que este movimento estrategico pode causar aos dois paises, eh mais inteligente do que as outras aliancas bélicas experimentadas no continente americano.