
Evo Morales, presidente da Bolívia, virá ao Brasil discutir os novos termos do acordo de fornecimento de gás natural. Na prática, quer que o Brasil pague o mesmo preço que está sendo pago pelos argentinos.
A confirmação de sua vinda depende do avanço das negociações preliminares que estão em curso. Considerando a fragilidade energética do Brasil no momento, aceitar o reajuste do preço não seria o mais trágico. O que importa é saber quais compensações Morales vai dar pelo aumento.
Porém, no momento em que o Brasil rediscute essa questão a principal diretoria da Petrobrás, que está tratando da questão do reajuste de preços, é alvo de encarniçada disputa política entre Dilma Roussef e o presidente da Petrobrás Sergio Gabrieli.
Este não aceita a indicação de Maria das Graças Foster para o lugar de Ildo Sauer na Diretoria de Gás e Energia da empresa. Foster é pessoa de confiança de Dilma, que deseja ampliar seu poder na empresa.
Para resistir ao seu avanço, Gabrieli articula-se na área empresarial e com os governadores do Rio de Janeiro e da Bahia para manter Sauer no lugar ou colocar alguém de sua esfera de influência no cargo.
A disputa ocorre em um momento crítico para a matriz energética brasileira e reflete a desorientação do governo no trato da questão.
(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)
Um comentário:
Êta governo incompetente esse governo de Lula!! Uma coisa é certa, se fosse o contrário, com certeza Morales que vem brigando bem para defender seu país, iria exigir do Governo Brasileiro que cumprisse o contrato. Mas Lula, assim não o faz, e prefere ceder a nossos visinhos que sempre reclamam e ganham. Assim é Argentina, assim é Bolívia. O Brasil não deveria ter cedido, e deveria por direito legal, exigir que a Bolívia respeitasse o contrato, como assim o Brasil o respeitou no inicio, onde pagava até pelo que não usava conforme obrigava a clausula do contrato. Lula tem sido muito benevolente e bonzinho com nossos visinhos, ao ponto de até comprometer o social deste Brasil.
Segundo imprensa da Bolívia, O Evo Morales chega ao seu país sobre idolatrarão de ter vencido Lula.
Eve Morales agora pousa mais uma vez de forte e habilidoso por ter conseguido sem muito esforço, uma grande vitória sobre o Governo Lula.
Na verdade não condeno o presidente Evo Morales, mas condeno o Presidente Lula o qual es incompetente por não saber defender nossos direitos como assim tão bem faz os presidentes dos países visinhos que no Governo Lula tem ganhado todas contra o Brasil.
Depois dizem que é USA que nos torna submisso a outros Países.
Pelo que vejo, Lula é que estar nos levando a isso, e pior para se tornar submisso de países pequenos.
Lula favorece países visinhos as nossas custas.
Ângelo Duarte
Universitário 23 Anos
Rio de Janeiro
Postar um comentário