13 de fevereiro de 2007

EVO MORALES CHEGA EM AMBIENTE DE DISPUTA INTERNA


Evo Morales, presidente da Bolívia, virá ao Brasil discutir os novos termos do acordo de fornecimento de gás natural. Na prática, quer que o Brasil pague o mesmo preço que está sendo pago pelos argentinos.


A confirmação de sua vinda depende do avanço das negociações preliminares que estão em curso. Considerando a fragilidade energética do Brasil no momento, aceitar o reajuste do preço não seria o mais trágico. O que importa é saber quais compensações Morales vai dar pelo aumento.


Porém, no momento em que o Brasil rediscute essa questão a principal diretoria da Petrobrás, que está tratando da questão do reajuste de preços, é alvo de encarniçada disputa política entre Dilma Roussef e o presidente da Petrobrás Sergio Gabrieli.


Este não aceita a indicação de Maria das Graças Foster para o lugar de Ildo Sauer na Diretoria de Gás e Energia da empresa. Foster é pessoa de confiança de Dilma, que deseja ampliar seu poder na empresa.


Para resistir ao seu avanço, Gabrieli articula-se na área empresarial e com os governadores do Rio de Janeiro e da Bahia para manter Sauer no lugar ou colocar alguém de sua esfera de influência no cargo.


A disputa ocorre em um momento crítico para a matriz energética brasileira e reflete a desorientação do governo no trato da questão.


(Equipe Arko América Latina - americalatina@arkoadvice.com.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

Êta governo incompetente esse governo de Lula!! Uma coisa é certa, se fosse o contrário, com certeza Morales que vem brigando bem para defender seu país, iria exigir do Governo Brasileiro que cumprisse o contrato. Mas Lula, assim não o faz, e prefere ceder a nossos visinhos que sempre reclamam e ganham. Assim é Argentina, assim é Bolívia. O Brasil não deveria ter cedido, e deveria por direito legal, exigir que a Bolívia respeitasse o contrato, como assim o Brasil o respeitou no inicio, onde pagava até pelo que não usava conforme obrigava a clausula do contrato. Lula tem sido muito benevolente e bonzinho com nossos visinhos, ao ponto de até comprometer o social deste Brasil.

Segundo imprensa da Bolívia, O Evo Morales chega ao seu país sobre idolatrarão de ter vencido Lula.
Eve Morales agora pousa mais uma vez de forte e habilidoso por ter conseguido sem muito esforço, uma grande vitória sobre o Governo Lula.
Na verdade não condeno o presidente Evo Morales, mas condeno o Presidente Lula o qual es incompetente por não saber defender nossos direitos como assim tão bem faz os presidentes dos países visinhos que no Governo Lula tem ganhado todas contra o Brasil.
Depois dizem que é USA que nos torna submisso a outros Países.
Pelo que vejo, Lula é que estar nos levando a isso, e pior para se tornar submisso de países pequenos.
Lula favorece países visinhos as nossas custas.

Ângelo Duarte
Universitário 23 Anos
Rio de Janeiro